GCNBRASIL.

Gestão de Crises e Continuidade dos Negócios

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O que é resiliência?

Email Print PDF
O que é resiliência? Será que podemos definir seu benefício para as organizações? A resposta seria algo como: Será que podemos realmente demonstrar o valor da resiliência existente em nossos programas de continuidade dos negócios?

A indústria adotou um termo já utilizado por outras indústrias, incluindo as ciências psicológicas e comportamentais. A Wikipedia define "resiliência" como um termo psico-comportamental, sendo a capacidade positiva das pessoas para lidar com o estresse e a adversidade.

A resiliência pode ser entendida como um processo, mas muitas vezes indica traços ou comportamentos de um indivíduo.O conceito de resiliência reside na experiência acumulada e nos mecanismos de proteção desenvolvidas para lidar com muitos fatores de risco e com imprevistos. Assim, a resiliência e o risco são frequentemente referenciados no mesmo contexto e estão, naturalmente, na raiz da GCN e da Recuperação de Desastres(TI). Entender GCN e Recuperação de Desastres como soluções isoladas para assegurar a continuidade é um erro.

Não é de admirar, então, que falar de um Programa de Resiliência, de GCN e de RD pode confundir os gestores de negócios. Mesmo a nomenclatura das áreas responsáveis mudam freqüentemente. Um dia ela é chamada de GCN ou RD, e no próximo dia, acontece uma transformação organizacional e o nome é alterado para a resiliência corporativa ou resiliencia operacional.

Importante ressaltar que esta confusão cria obstáculos para justificar despesas com a implementação da GCN. Assim a identificação do valor real dos programas de GCN fica mais dificil, principalmente num mundo com problemas econômicos.

As estratégias de GCN e de RD evoluiram e devem ser complementares com foco empresarial, o que para alguns pode ser chamado de resiliência empresarial. Isso precisa ser entendido com firmeza e prontidão, disponibilidade e risco, processos e tecnologias, que permitirão as empresa oferecer serviços flexíveis e de forma contínua.

Fonte: DRJ
 

PUBLICIDADE


Translate

Portuguese English French German Italian Spanish

Creative Commons License
Site GCNBRASIL - Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.